A VIII Escola do CBPF irá contar com cursos de graduação e de pós-graduação, além de programas de divulgação e formação científica com escopo mais amplo, incluindo palestras de divulgação científica.
Os detalhes da programação podem ser encontrados nas seções seguintes. Para esta edição da Escola espera-se um total de cerca de 300 participantes inscritos, de todas as partes do Brasil, além de outros estudantes vindos de demais países da América Latina, e mais cerca de trinta professores, monitores e conferencistas.
As aulas de graduação estendem-se de 2a a 6a feira da primeira semana, com duas horas diárias para cada curso. As aulas de pós-graduação, também com duas horas diárias alocadas, estendem-se por duas semanas de modo a totalizarem as 16 horas, requisito da CAPES para a concessão de um crédito ao aluno.
A programação nesta VIII Escola, assim como ocorreu nas Escolas anteriores, visa cobrir uma gama abrangente de áreas contemporâneas de pesquisa em física e atividades correlatas que estejam sob foco de atenção especial da comunidade científica nacional e internacional. Esta pluralidade de assuntos abordados faz da Escola uma oportunidade ímpar de atualização e alargamento de perspectivas por parte de seus participantes, além da oferta de um contato diário dos alunos com os professores dos diversos cursos, selecionados por sua especialização e atuação de destaque no assunto coberto. Tal diversidade promove um ambiente altamente motivador para discussões científicas, e invariavelmente atrai participantes de diversas regiões do Brasil e da América Latina, congregando interesses e formações acadêmicas bastante distintas.
Ao contrário da separação (muitas vezes natural) dos alunos de acordo com suas áreas de maior interesse, um dos objetivos principais da Escola é o de incentivar a interdisciplinaridade, promover a curiosidade e encorajar em todos uma visão ampla da atividade de pesquisa em física, reduzindo ao máximo as fronteiras ainda existentes por exemplo entre as atividades teóricas e experimentais.
Realizada a cada dois anos, a Escola já se firmou como um evento de grande relevância no calendário científico brasileiro, realizada no mês de julho, normalmente nas duas últimas semanas, durante o período de férias das universidades.
A seguir, os links para as páginas das Escolas anteriores: