Curso:
Construção de Material Didático para o
Desenvolvimento de Conceitos em Física Clássica
e Moderna
Professoras:
- Cristiane R. C. Tavolaro (PUC-SP)
- Marisa A. Cavalcante (PUC- SP)
- Marta Angela Halfeld (monitora)
Visite nossa página (http://mesonpi.cat.cbpf.br/marisa) ou fale diretamente
(marisacavalcante@uol.com.br).
VEJA AQUI
O SUCESSO DO CURSO!!!!!
Objetivos:
Proporcionar competências e habilidades para que o professor possa:
* Compreender melhor o desenvolvimento da Ciência do século XX, fornecendo os requisitos básicos para o conhecimento das
formas contemporâneas de linguagem e garantir-lhe um melhor domínio dos princípios científicos e tecnológicos que atuam
na produção moderna.
* Construir e criar recursos didáticos empregando conceitos de Física Clássica e Moderna, sempre buscando dar ênfase ao
processo interdisciplinar.
Metodologia:
O desenvolvimento destas habilidades e competências será realizado através de projetos
orientados pela equipe do GoPEF (Grupo de Pesquisa em Ensino de Física) da PUC/SP e da Escola do Futuro - USP que possam
ser aplicados em sala de aula.
Ementa:
I. Eletrônica básica experimental dirigida para a construção de equipamentos didáticos
II. Projeto e construção de um eletroscópio de alta sensibilidade, utilizando transistores de efeito de campo
III. Projeto e construção de banco ótico utilizando ponteiras lasers
IV. Projeto e construção de um espectrofotômetro caseiro
V. Projeto e construção de photogates caseiros para medidas de tempo
VI. Projeto e construção de um "radiolaser"
VII. Desenvolvimento de Kits para demonstrações experimentais
VIII. Projeto e Construção de um gerador de ondas estacionárias em cordas vibrantes com material de baixo custo
IX. Aquisição de dados através da placa de som utilizando softwares de utilização livre e
disponíveis na Internet, incluindo sistemas Linux.
X. Aquisição de dados utilizando a entrada game, medindo resistência em função do tempo.
XI. Construção de textos de divulgação científica dirigida à um publico leigo a partir de uma analise sistemática
dos materiais já existentes.
obs.: os item X e XI foram desenvolvidos em colaboração com a UFRGS - Profa. Eliane Angela Veit e Rafael Haag)
Bibliografia:
Artigos de divulgação científicas nas revistas:
* Revista Brasileira de Ensino de Física
* Caderno Catarinense de Ensino de Física
* Physics Teacher
* Physical Education
Observações:
Todo o equipamento desenvolvimento neste curso pode e deve ser reproduzido pelos professores que desejam
atualizar suas aulas, tornando-as mais atrativas e com uma interligação direta com o dia a dia dos nosso
jovens no século XXI. Com isto, permitimos uma possibilidade real de uma aplicação imediata em sala de aula,
uma vez que todos os trabalhos realizados utilizam recursos disponíveis gratuitamente na Internet e materiais
de baixo custo e fácil acesso.
Além disso todos os projetos desenvolvidos farão parte de um acervo experimental que ficará disponível aos
professores capacitados na escola de verão 2001 no CBPF/RJ. Os professores que efetuarem também o curso
de Internet terão a oportunidade de construir um site mostrando o desenvolvimento do projeto e as explicações
conceituais necessárias para um entendimento adequado do visitante do site, tornando possível a reprodução
do material instrucional apresentado, bem como a sua utilização em sala de aula.
Os resultados obtidos durante este curso podem contribuir para a criação de um site
educativo no CBPF sob orientação do prof. Nilton, no seu curso durante a escola de verão 2001 direcionado aos professores.
Este curso deve ser oferecido em um laboratório que permita a montagem de equipamentos utilizando ferro de solda, chave
de fenda, parafusos, etc...
Os professores que realizaram o curso na escola de verão 99 podem e devem fazer este curso, pois assim estaremos
oferecendo a oportunidade de dar continuidade aos conceitos adquiridos nos cursos realizados na escola anterior.
|