Durante a Escola de verão 2001 o
CBPF organizou uma série de cursos de capacitação docente. Dentre estes cursos o GoPEF da Escola do futuro da USP/SP e PUC/SP
ofereceu o curso
Construção de Material Didático para o Desenvolvimento de Conceitos
em Física Clássica e Moderna. Este curso teve como objetivos proporcionar competências e habilidades para
que o professor possa:
* Compreender melhor o desenvolvimento da Ciência do século XX,
fornecendo os requisitos básicos
para o conhecimento das formas contemporâneas de linguagem e
garantir-lhe um melhor domínio dos
princípios científicos e tecnológicos que atuam na produção
moderna.
* Construir e criar recursos didáticos empregando conceitos de Física
Clássica e Moderna, sempre buscando dar
ênfase ao processo interdisciplinar.
O desenvolvimento destas habilidades e competências
foi realizado através de projetos orientados pela equipe do GoPEF
(Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da PUC/SP e da Escola do Futuro
- USP) que pudessem ser
imediatamente aplicados em sala de aula. Como resultado deste trabalho os seguintes projetos
foram desenvolvidos:
(Em breve estaremos
publicando em detalhes os projetos desenvolvidos por
cada equipe, bem como a orientação adequada para que estes
trabalhos possam ser reproduzidos.)
Projetos desenvolvidos
I. Projeto em
eletrônica básica
experimental dirigida para a construção de equipamentos didáticos.
Projeto e construção de um eletroscópio de alta sensibilidade,
utilizando transistores
de efeito de campo e portas
lógicas.
- Material:
protoboard, Circuitos integrados e componentes, cronometro, osciloscópio,
ferro de solda,
 |
Professores
Envolvidos |
Nome |
Belmiro
Duarte |
Fernando
B Campos |
Sandra
Regina Ramon |
Sandra
Helena Ferreira |
Paulo
de Faria Borges |
Roberto
Soares da Cruz |
|
II. Ondulatória
Projeto e Construção
de um gerador de ondas estacionárias em cordas, com material
de baixo custo ( preço máximo
R$ 3,00) .
- Material: massageador portátil ( tudo por R$1,99) , fios de densidades diferentes,
papel de fax e um forno microondas.
 |
Professores
Envolvidos |
Nome |
Henriete
Lima Seixas |
Dersu
Gabriel Bicego |
Hugo
José dos Santos |
Sergio
de O. Leite |
Evangelino
Nogueira Filho |
Vanih
Gomes de Lima |
Ana
Maria Gauza |
|
III. Acústica e
transmissão de sinais
Projeto e construção de um "radiolaser" e de
um Gerador
de ondas a partir de uma caneta laser.
- Material: Caneta
laser, radio portátil, caixas acústicas de microcomputadores,
fotosensores,
ventiladores, pentes, um PC.
 |
Professores
Envolvidos |
Nome |
Waldomiro
Gomes Paschoal Junior |
Rosemary
Rodrigues de Andrade |
Otoniel
Amaral Alves do Couto |
Miguel
Cantanhede Sette e Camara |
Francisco
José G da Silva |
Elisabety |
|
IV. Ótica
Geométrica e as Imagens 3D
Dicas para
projeto e construção de banco ótico utilizando ponteiras lasers, câmaras
escuras e
utilização de softwares e
informações disponíveis na Internet para a criação de imagens 3D,
ilusões de ótica e retenção de imagem na retina,
construção de estereogramas e estereoscópios.
 |
Professores Envolvidos |
Nome |
Marcos
Otaviano da Silva |
Sergio
Ricardo de Oliveira |
Luiz
Alexandre G. Magalhães
|
Jailson
Francisco de lima
|
|
V. Óptica Física
Para todos deste
bloco: Estudo de interferência, utilização de recursos para o
entendimento
de interferências construtivas e
destrutivas. Experimentos demonstrativos para mostrar
interferência de
ondas luminosas.
1. Difração de um feixe de laser e determinação do seu
comprimento de onda utilizando um CD.
2. Projeto e construção de um espectrofotômetro caseiro e
determinação de comprimentos
de ondas. Modelos
atômicos.
- Material: caixa
de sapato, régua, taxinhas, caneta laser, caixa de CD, cartolina, papelão,
caixa
de filme vazia, alfinete,
fio de cabelo, pente de piolho, fotosensores, multimetros.
 |
Professores
Envolvidos
|
Nome
|
Mayk
Oliveira
|
Mauro Gonçalves
|
Diego
Moraes Pantosa
|
Manoel R
Pimentel Santos
|
Fernando
Bezerra Campos
|
|
VI. Determinação
da constante de Planck.
Experimento para
a determinação da constante de Planck, utilizando leds.
- Material: Leds vermelho e verde, potenciômetro, multimetro.
 |
Professores
Envolvidos
|
Nome
|
José
Carlos Amaral Mendonça
|
Júlio
Cesar Monteiro
|
Jorge de
Almeida Rocha
|
Andre
Luiz Ferreia Santos
|
|