Atualmente realiza pesquisas em Física da Matéria Condensada, Ciências dos Materiais e Desenvolvimento Tecnológico no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTIC), Scholar (pesquisador visitante) da Northwestern University-Evanston-Illinois — USA até 2008, pós-doutorado no CBPF em 2008, Doutor em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) em 2007, Mestre em Física-Instrumentação Científica pelo CBPF em 2002 e graduado em engenharia industrial pelo CEFET em 1983. Líder de Grupo e coordenador do Lab. de Superfícies e Nanoestruturas do CBPF e experiência na produção e caracterização de materiais nanoestruturados em filmes por plasmas confinados magneticamente (Magnetron Sputtering) e produzidos por ablação a laser (PLD). Orientador de mestrado e doutorado. Experiência em pesquisa e desenvolvimento de materiais nanoestruturados, materiais magnéticos, biomateriais, materiais cerâmicos e Instrumentação Científica. Coordenador e docente do Mestrado Profissional em Física com ênfase em Instrumentação Científica do CBPF (MP do CBPF), um dos programas de pós-graduação Stricto-Sensu do CBPF. Organizador e presidente do comitê executivo (Chair) da 2ª o2i — Oficina de Instrumentação Científica e Inovação Tecnológica em 2013 e membro do comitê assessor da pós-graduação do CBPF, participou como membro e organizador de eventos científicos. Coordenador do Projeto FAPERJ-2015/2016 para o MP do CBPF na Chamada: Auxílio Emergencial às Pós-Graduações do RJ.
Possui bolsa da FAPERJ – Jovem Cientista do nosso Estado – JCNE-2016
Doutor em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble (INPG/França) com o trabalho de tese realizado no Instituto Laue-Langevin (ILL) em Otimização de Medidas Magnéticas com Nêutrons. Atualmente atua na área de Processamento de Sinais e Imagens na Coordenação de Atividades Técnicas do CBPF. Suas pesquisas se concentram no desenvolvimento de novas tecnologias, instrumentos e métodos em conjuntos com grupos de Física do CBPF, de outras instituições de pesquisas e empresas privadas. No CBPF orienta teses para o mestrado profissional em instrumentação científica, publicando artigos e depositando patentes em áreas interdisciplinares da Física e Engenharia. Além disso, é Coordenador de Atividades Técnicas (CAT) e do NIT-Rio, um Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnologica das Unidades de Pesquisa do MCTIC do Estado do Rio de Janeiro. Trabalha também em projetos de redes de alta velocidade na Coordenação de Engenharia e Operações da Rede Rio de Computadores da FAPERJ.
Possui bolsa da FAPERJ – projeto RedeRio e Redecomep – e bolsa DTI da Petrobras. Possui experiência na organização de eventos de Inovação Científica e Tecnológica.
Possui bacharelado (1988), mestrado (1991) e doutorado (1995) em Física pelo Instituto de Física Gleb Wataghin, UNICAMP. Foi professor do Instituto de Física da UFRJ entre 1999 e 2009. Atualmente é Pesquisador Titular I do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF e docente da pós-graduação do CBPF. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em materiais magnéticos. Atua principalmente nos seguintes temas: materiais multiferróicos, materiais magnetoelétricos, materiais magnéticos, nanomagnetismo, nanoparticulas magnéticas.
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D - CA FA - Física e Astronomia e experiência em orientação de eventos científicos e tecnológicos.
Possui graduação em bacharel em Física pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Física Experimental de Altas Energias pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, pós-doutorado na Universitá de Roma/Tor Vergata (2005-2007) e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é Pesquisador Associado do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas na Coordenação de Física Experimental de Altas Energias. Já trabalhou nas colaborações internacionais do Fermilab, E791, E831, e do CERN, CMS e LHCb (desde 2004). Tem experiência em Física com ênfase em análise de dados, instrumentação científica, eletrônica, fenomenologia das interações hadrônicas e fracas. Docente da pós-graduação Acadêmica e Profissional do CBPF, é membro do comitê do Mestrado Profissional em Instrumentação Científica do CBPF.
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA FA - Física e Astronomia
Possui doutorado em Física pela Université de Grenoble I - Joseph Fourier, França (1997), com trabalho de doutorado realizado no Centre de Recherche sur les Très Basses Températures (CRTBT-CNRS), mestrado em Engenharia Eletrônica pela University of Nottingham, Inglaterra (1991) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense (1987). Foi coordenador da Física Aplicada do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF-MCTIC) e é responsável pelos Laboratórios de Instrumentação e Medidas e de Magnetometria SQUID. Tem experiência na área de Instrumentação Científica e Física Aplicada, atuando principalmente em temas de sistemas de medidas, automação, metrologia, sensores, transdutores e magnetometria. Membro do comitê do Mestrado Profissional em Física com ênfase em instrumentação científica do CBPF. Fez integrou o comitê gestor e executivo do evento o2i de 2011.
Márcio concluiu o doutorado em Processamento de Sinais, Imagens e Voz pelo Instituto Politécnico de Grenoble (INPG) no Laboratório de Magnetismo Louis Néel (CNRS) em 1995. Foi Coordenador de Atividades Técnicas do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e é Coordenador de Engenharia de Operações da Rede-Rio de Computadores da FAPERJ. Atualmente responde como Diretor Substituto do CBPF. Tecnologista Sênior do CBPF/MCTIC, Márcio atua na área de Processamento de Sinais e Imagens, Instrumentação Científica e Física Computacional. Possui experiência em gerência de grandes projetos e organização de eventos.
Bolsista DTI em Projeto com a Petrobras.
Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em sistemas eletrônicos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Tecnologista Pleno do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Possui experiência na área de instrumentação científica, sistemas de aquisição de dados e imagens e detecção de partículas.
Orientador de Doutorado e do Mestrado em Instrumentação Científica do CBPF e coordenador de eventos e congressos na área de instrumentação para altas energias.
Membro do comitê executivo das Oficinas o2i de 2011 e 2013.