Comitê de Programa


Ronald Cintra Shellard
Diretor do CBPF

Graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em Física pelo Instituto de Física Teórica (1973) e doutorado em Física pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (1978). Atualmente é pesquisador titular e Diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Faz parte da colaboração que opera e instrumentaliza o Observatório Pierre Auger, da colaboração Cherenkov Telescope Array (CTA) e da colaboração Large Array Telescope for Tracking Energetic Sources (LATTES). É sócio da SBF, SBPC, APS, IOP e AAAS. Tem experiência na área de Física Experimental de Altas Energias e Física de Astropartículas. Seu interesse no presente está concentrado no estudo das características de astropartículas (gamas e raios cósmicos) com energias muito altas.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A - CA FA - Física e Astronomia


Ivan dos Santos Oliveira Júnior
CBPF

Bacharel em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1988) e doutorado em Física pela Universidade de Oxford (1993). Ingressou como Pesquisador no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas em 1996, atingindo a posição de Pesquisador Titular III (nível mais alto da carreira de C&T) em 2013. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos, Propriedades Magnéticas, Instrumentação para RMN, Computação Quântica por Ressonância Magnética Nuclear e Divulgação Científica. É Editor de Ciências Exatas da revista Ciência Hoje. Líder do Grupo de Processamento da Informação Quântica por RMN no CBPF. Coordenador de Pós-Graduação do CBPF entre 2009-2011. Foi Diretor Interino do CBPF entre agosto e dezembro de 2011. Atualmente é Coordenador de Cooperações Institucionais do CBPF. Também é docente dos programas de pós-graduação do CBPF, inclusive o Mestrado Profissional em Instrumentação Científica do CBPF.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D - CA FA - Física e Astronomia


Tito José Bonagamba
USP-São Carlos

Possui graduação, mestrado e doutorado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos — USP e pós-doutorado na University of Massachusetts — Amherst (Polymer Science & Engineering Department) e na Iowa State University — Ames (Chemistry Department), nos EUA. Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Foi também pesquisador do Ames National Laboratory (USA Department of Energy) e professor visitante várias vezes na Université Paris-Sud 11 (Institut de Chimie Moléculaire et des Matériaux dOrsay) — França e na Martin-Luther University Halle-Wittenberg (Physics Department) em Halle, na Alemanha. Tem experiência em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente na área de ressonância magnética nuclear (RMN) e suas aplicações, com destaque para meios porosos (com ênfase em rochas reservatório de petróleo), materiais magnéticos, polímeros e informação quântica. Atua também na área de instrumentação para RMN, exercendo atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica em colaboração com empresas de médio e grande porte no Brasil e no Exterior.

Possui bolsa de produtividade 1B do CNPq e experiência na organização de eventos científicos e de Inovação.


Rubem Luis Sommer
CBPF

Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992). Realizou estágio de pós-doutorado na Johns Hopkins University em Baltimore, Estados Unidos (1994-1996). Atualmente é Pesquisador Titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTIC) e docente dos Programas de pós-graduação em Física do CBPF (Acadêmico e Profissional em Instrumentação Científica). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de magnetização, estruturas de domínios magnéticos, permeabilidade, ruído Barkhausen, nanofabricação, materiais nanoestruturados, aços elétricos, materiais amorfos e ligas apresentando ordens magnéticas complexas, testes não destrutivos para aços estruturais na indústria do petróleo. É o atual coordenador da Fìsica Experimental de Baixas Energias (EXP) do CBPF é Coordenador do LABNANO/CBPF .

Possui bolsa de produtividade 1D do CNPq e grande experiência na coordenação de eventos científicos, tecnológicos e de Inovação.


Herlon de Oliveira Morsch
MAGMATTEC

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado em Ciência Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, na área de dinâmica orbital e controle (1993). Atualmente é diretor da Magmattec, Tecnologia em Materiais Magnéticos Ltda. Possui experiência no desenvolvimento de materiais magnéticos e suas aplicações. Atua também como consultor técnico na área de áudio, especialmente no projeto e desenvolvimento de transdutores eletroacústicos. Atualmente é membro do Conselho Técnico Científico — CTC do programa de Mestrado Profissional em Física com ênfase em Instrumentação Científica do CBPF e participa de um projeto FINEP conjunto de Instrumentação e Desenvolvimento Tecnológico com pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.