Configuração do protocolo MPLS

     A utilização do protocolo MPLS (Multiprotocol Label Switching) tem como objetivo central deixar de lado o roteamento com busca baseada em prefixo longo (IP) com vastas tabelas de roteamento, e passar a utilizar uma busca exata em tabelas indexadas de porte bem menor. Essa tecnologia é baseada em labels, diminuindo a carga de processamento no backbone. O MPLS também traz outras características importantes como a possibilidade de utilização de QoS (qualidade de serviço), engenharia de tráfego e criação de VPN (Virtual Private Networks). Para mais informaçoes click aqui.

    Para implementação do protocolo MPLS, utilizaremos o diagrama apresentado. Sendo importante ressaltar que essa rede está utilizando o protocolo OSPF no backbone, isto é, entre os roteadores PE's (Provide Edge) e P's (Provide). Entre os roteadores PE's e CE's (Client Edge), utilizamos rotas estáticas. Além disso dentro do processo OSPF, nos roteadores PE's, deve-se configurar nas interfaces seriais (que interligam esses roteadores aos CE's) como interfaces passivas, para que as rotas OSPF do backbone não sejam repassadas para os roteadores CE's. Para dúvidas com a configuração dos protocolos RIP e OSPF, click aqui. Abaixo veremos os procedimentos de configuração do protocolo MPLS.

Primeiramente foi habilitado BGP entre os roteadores PE : Este procedimento é necessário, pois apenas o MBGP é capaz de trocar informações de label, necessárias para o MPLS.

conf t

router bgp as

neighbor  ip loopback do PE  remote AS as

neighbor  ip loopback do PE  update-source loopback 0

network ip da própria loopback

/Faz-se esse anúncio, pois essa é a interface mais estável de um roteador.

no synchronization

no auto-summary

Em seguida habilitou-se o MPLS em todas interfaces dos roteadores P e PE:

conf t

 

ip cef distributed

/ Comando utilizado para diminuir a carga de processamento no roteador.

tag-switching ip ip das interfaces

/Habilitação do protocolo MPLS em cada interface que faz parte do backbone MPLS - no caso, nas interfaces entre os roteadores P e PE  e entre os roteadores P's.

Para verificar a tabela que associa o número ip com o label MPLS, utiliza-se o seguinte comando:

show tag forwarding table   

Ver show running do roteador PE

Ver show running do roteador P

Ver show running do roteador CE