A Fisica é uma atividade essencialmente experimental. Desde a gênese do método científico e o surgimento da ciência moderna com Galileu Galilei no século XVI, a dinâmica quotidiana do Fisico consiste num diálogo franco com a realidade, no confronto entre hipótese e verificação experimental, onde a liberdade criativa do gênio científico é convidada a submeter-se e realizar-se plenamente na descoberta da realidade.
O modo no entanto como a Física é normalmente apresentada no currículo das escolas do Ensino Médio, frequentemente leva os estudantes a terem a impressão de que o progresso científico seja um processo autônomo, teórico e em certa medida auto-referencial, onde os resultados são obtidos de maneira mecânica dentro da inevitabilidade das derivações matemáticas. Muito pelo contrário, o método científico existe exatamente para investigar e revelar a maravilhosa e imprevista contingência do mundo.
O Programa de Formação Continuada de Professores do Ensino Médio, *PROFCEM*, é parte integrante das atividades da X Escola do CBPF, e tem como objetivo apresentar a Física aos professores do ensino médio na sua dimensão essencialmente experimental, com uma ênfase em tópicos de Física Moderna, como a Relatividade e a Mecânica Quântica.
Para atingir este objetivo, o programa do PROFCEM, que terá a duração de uma semana, entre 20-24 de Julho de 2015, com carga horária total de 25 horas, contará com aulas teóricas proferidas pelos pesquisadores do CBPF, sobre os temas da "luz", o "elétron" e o "átomo", seguidas de demonstrações experimentais de alguns dos resultados mais importantes da Física Moderna.
A parte central da Escola consistirá em um projeto em que os professores participantes do PROFCEM serão convidados a elaborar e montar, sob a supervisão de pesquisadores do CBPF, um experimento de baixo custo que poderá ser posteriormente levado para demonstração em sala de aula. Com isso queremos desenvolver nos professores participantes do programa uma maior afinidade com a atividade experimental, para que esta se torne um elemento presente nas discussões e atividades didáticas em sala de aula.
Segunda 20/07 |
Terça 21/07 |
Quarta 22/07 |
Quinta 23/07 |
Sexta 24/07 |
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10:00 — 12:30 | Projeto Experimento |
Projeto Experimento |
Projeto Experimento |
Projeto Apresentação |
Computação Raios Cósmicos |
Almoço | |||||
14:00 — 15:00 | Aula Teórica A Luz |
Aula Teórica Velocidade Luz |
Aula Teórica O Elétron |
Aula Teórica O Átomo |
Demonstração Franck-Hertz Cloud-Chamber |
15:30 — 17:00 | Demonstração Difração da luz Fotoelétrico |
Demonstração Velocidade Luz Michelson |
Demonstração Van der Graff Razão e/m |
Demostração Difração e- Espectro |
Computação: Bóson Higgs |
Será dada preferência para professores do Ensino Público Municipal e Estadual, e para grupos de professores provenientes de uma mesma escola ou escolas de regiões próximas, que trabalharão juntos nas atividades experimentais do PROFCEM. Com isso, desejamos formar grupos que possam posteriormente ser acompanhados por atividades de formação continuada, com o intuito de desenvolver em suas escolas de origem "núcleos de inovação" no ensino de Física por meio de atividades experimentais.
Convidamos assim que os professores interessados em participar do PROFCEM nos contatem junto com colegas que queiram participar das atividades como um grupo. As vagas do programa são limitadas a 20 professores, os quais receberão diárias para custear a sua participação.