Clique na imagem para fechar.

Com a intenção de promover e motivar a atuação em áreas experimentais, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) realizará um evento voltado exclusivamente para a física experimental, cujo público alvo são estudantes de pós-graduação e principalmente alunos de graduação de física e áreas correlatas (química, engenharias, matemática, entre outras), de todo o Brasil e América do Sul. A ideia é fazer uma imersão, durante duas semanas, no dia-a-dia das atividades experimentais sobre tópicos avançados e atuais da física nos laboratórios do CBPF. Nas edições anteriores desta escola recebemos alunos de várias instituições brasileiras e sulamericanas, como pode ser visto no gráfico abaixo, onde a área é proporcional ao número de alunos participantes.

Gráfico das instituições que participaram das edições anteriores


Experimentos

Para a 5ª edição da EAFExp selecionaremos módulos experimentais de diferentes áreas de pesquisa do CBPF. Os alunos se depararão, ao longo de duas semanas, com diferentes desafios inerentes ao cotidiano de um laboratório de pesquisa, como por exemplo: contextualização do problema a ser estudado, preparação de amostras, caracterização por técnicas sofisticadas, medida de grandezas físicas relacionadas ao assunto em questão, interpretação dos resultados obtidos, além da sistematização dos resultados em forma, tanto de publicação científica, quanto na de seminário.

Cada módulo terá um número limitado de alunos e cada aluno participará de um único módulo experimental.

A escolha do módulo será feita durante no segundo dia do evento, após as apresentações dos laboratórios e dos conteúdos programáticos de cada módulo. Neste dia, o participante deverá indicar a ordem de preferência dos módulos no qual deseja participar.

É importante ressaltar que as atividades da Escola serão bastante intensas, com atividades em período integral.

As atividades serão todas em portugês.


Público alvo
  • Alunos de graduação em física e áreas correlatas (química, engenharias, biofísica, matemática etc.), preferencialmente estudantes que tenham completado a metade do curso.
  • Alunos de pós-graduação em física e áreas correlatas (química, engenharias, biofísica, matemática etc.).

                                Cursos que se interessam em participar

Distribuição dos cursos de graduação dos alunos que participaram das edições anteriores


Inscrições e critérios de seleção

As inscrições serão feitas online, até 03 de novembro de 2019

Os principais critérios para seleção serão o rendimento acadêmico do candidato e carta de motivação. O texto desta última terá grande importância no processo seletivo, que deverá ter no máximo uma página A4 (fonte 12; espaçamento simples), comentando são suas aspirações, origens e perspectivas.

O resultado da seleção será divulgado até o dia 15/11/2019.


Ajuda de custo

O comitê organizador está solicitando junto às agências de fomento recursos para financiamento parcial de um número limitado de estudantes de fora do chamado ‘Grande Rio’, priorizando alunos de graduação. Esperamos poder divulgar uma posição final referente à ajuda de custo concomitantemente à lista dos selecionados.


Sessão de pôsteres

Haverá uma sessão de pôsteres durante o evento e os alunos selecionados estarão convidados a participar , apresentando seus trabalhos de iniciação científica, mestrado ou doutorado. Serão emitidos certificados de apresentação de pôsteres para os alunos que apresentaram trabalho.


Avaliação

No encerramento das atividades haverá uma sessão de seminários, onde cada grupo apresentará aos demais participantes um apanhado geral dos seus resultados e conclusões. Além disso, cada grupo entregará um relatório, em forma de uma publicação, a respeito dos resultados obtidos. Estas duas atividades (relatório e seminário) serão usadas como avaliação final.


Créditos

A Escola terá carga horária equivalente a 64 horas/aula (4 créditos), equivalendo a uma das disciplinas de métodos experimentais do grupo de Fundamentos de Área do Programa de Pós-Graduação do CBPF (Normas).

Os participantes que ingressarem no Programa de Pós-Graduação do CBPF, que ocorre via o processo seletivo do Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF), terão validação automática em uma destas disciplinas.

Certificados poderão ser emitidos para alunos que desejarem equivalência em seus respectivos cursos de graduação/pós-graduação.


Edições anteriores

A EAFexp é um desdobramento do ‘Mãos na Massa’, módulo extremamente bem-sucedido da X Escola do CBPF, realizada em julho de 2015.

Na 1ª edição da EAFExp, realizada entre 29/02 a 11/03 de 2016, os alunos foram divididos em cinco diferentes módulos. Aproximadamente 50% dos participantes eram alunos de graduação (física, engenharias e química), 25% de mestrado (física) e 25% de doutorado (física).

Na 2ª edição da EAFExp, realizada entre 06 a 17/02 de 2017, os alunos foram divididos em seis diferentes módulos. Aproximadamente 70% dos participantes eram alunos de graduação (física, engenharias e química), 20% de mestrado (física) e 10% de doutorado (física). Dos selecionados, 10% eram da região nordeste, 10% da região sul, 4% da região centro-oeste, 1% da região norte, 2% de estrangeiros e 73% da região sudeste.

Na 3ª edição da EAFExp, realizada entre 22/01 a 02/02 de 2018, os alunos foram divididos em onze diferentes módulos. Aproximadamente 80% dos participantes eram alunos de graduação (física, engenharias e química), 10% de mestrado (física e engenharias) e 10% de doutorado (física e engenharias). Dos selecionados, 18% eram da região nordeste, 11% da região sul, 3% da região centro-oeste, 3% da região norte, 5% de estrangeiros e 60% da região sudeste.

Na 4ª edição da EAFExp, realizada entre 04 a 15/02 de 2019, os alunos foram divididos em dez diferentes módulos. Aproximadamente 72% dos participantes eram alunos de graduação (física, engenharias e química), 20% de mestrado (física, química e engenharias) e 8% de doutorado (física e química). Dos selecionados, 15% eram da região nordeste, 7% da região centro-oeste, 6% da região sul, 5% da região norte, 7% de estrangeiros e 60% da região sudeste.


Comitê organizador
  CNPq
MCTIC MCTIC MCTIC

   
   
    MCTIC
   
   

CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Desenvolvimento: COTEC - Coordenação de Desenvolvimento Técnológico

Acessos: