PR04. Laboratório virtual com simulações em Java e laboratório demonstrativo com materiais de baixo custo – um possÃvel casamento |
Professor: Sérgio Eduardo Silva Duarte (CEFET – RJ)
Cada vez mais utilizadas em sala de aula, as animações e simulações computacionais parecem possuir uma vocação natural para ocuparem, nos hipertextos, o lugar que pertence às ilustrações nos livros tradicionais. Existe, no entanto, um movimento, expresso em alguns trabalhos em ensino de ciências, no sentido que propor que esses recursos possam substituir também os experimentos realizados em laboratório.
Muito discutido também é o uso de experimentos de baixo custo. Estes, no entanto, limitam-se, em muitos casos, a uma apresentação apenas de aspectos qualitativos dos fenômenos com eles observados, falhando na conexão com modelos formais para uma analise quantitativa.
A proposta que apresentaremos consiste em aproveitar as virtudes desses dois elementos - de um lado experimentos concretos com materiais de baixo custo; de outro, simulações computacionais fazendo uma conexão menos traumática com a representação abstrata e o formalismo matemático.