PL5. 100 anos de FÃsica dos Raios Cósmicos |
Palestrante: Carola Dobrigkeit (UNICAMP)
Neste ano está sendo celebrado o centenário da descoberta dos raios cósmicos pelo fÃsico austrÃaco Victor Hess. Em 1912, Hess pesquisava a ionização do ar na atmosfera e os agentes causadores dessa ionização.
Voando a bordo de um balão, ele observou com surpresa que a ionização aumentava à medida que ele subia na atmosfera até uma altitude de 5300 metros. Desta observação, ele concluiu que a ‘radiação ionizante’ que causava a ionização do ar tinha sua origem fora da atmosfera, chegando à Terra vinda do espaço exterior. Por sua descoberta, Hess recebeu o Prêmio Nobel de FÃsica em 1936.
Foi Robert Millikan o primeiro a chamar essa radiação misteriosa de ‘raios cósmicos’. Durante os cem anos desde a sua descoberta, muitos pesquisadores contribuÃram para o aumento do nosso conhecimento acerca dos raios cósmicos. Hoje a sua natureza é bem conhecida: raios cósmicos são partÃculas subatômicas carregadas chegando até nós provenientes do espaço.
Ao mesmo tempo, novas perguntas foram surgindo a respeito dos raios cósmicos, principalmente quanto a sua origem e mecanismos de produção. Essas perguntas até hoje desafiam os pesquisadores envolvidos na área. Também no Brasil a pesquisa na área de raios cósmicos tem oitenta anos de tradição.
Nesta palestra iremos abordar as contribuições que as pesquisas em raios cósmicos fizeram para o avanço do nosso conhecimento e mencionar alguns dos experimentos que procuram desvendar os mistérios que ainda envolvem os raios cósmicos.