G03. FÃsica Nuclear Aplicada a Estudos Cronológicos e Ambientais |
Professora: Viviane Morcelle (UFF)
Técnicas nucleares experimentais vêm sendo amplamente utilizadas no campo da pesquisa cientÃfica interdisciplinar. Podemos citar termoluminescência, PIXE, ativação neutrônica, datação convencional por radioisótopos, espectroscopia de massa com aceleradores (AMS) e outras, que propiciam um forte intercâmbio da FÃsica Nuclear com outras áreas do conhecimento tais como: Geologia, Paleontologia, Biologia, Ciências Humanas e Sociais dentre outras.
O método do radiocarbono, seja por emissão beta ou por AMS, destaca-se por possibilitar estudos tanto cronológicos como de evolução ambiental.
Nos últimos anos a técnica AMS tornou-se um poderoso instrumento de datação e rastreamento por radiocarbono, identificando isótopos do carbono individualmente, sem necessidade de esperar o decaimento.
O Estado do Rio de Janeiro possui o único laboratório de 14C-AMS da América Latina, recentemente instalado na Universidade Federal Fluminense – UFF (Niterói/RJ), o qual deverá contribuir de forma relevante para o fortalecimento do campo da FÃsica Nuclear Aplicada e da pesquisa interdisciplinar.
Ementa:
- Introdução dos estudantes à s aplicações de técnicas experimentais utilizadas em FÃsica Nuclear aplicada a estudos cronológicos com especial ênfase para o método do radiocarbono e suas aplicações à s Ciências Ambientais e Paleontologia.
- Apresentação da técnica de espectroscopia de massa com aceleradores (AMS) e do sistema utilizado para datação com 14C na UFF, que conta com uma fonte Ãons, acelerador , analisadores magnéticos e detectores.
- Aplicações da técnica 14C-AMS em pesquisas interdisciplinares, envolvendo diversas áreas, inclusive Ciências Humanas e Sociais. Serão apresentadas as metodologias empregadas bem como os resultados obtidos diversos projetos tais como: estudos da megafauna do quaternário brasileiro, de sambaquis no nosso litoral, de incêndios na Amazônia, de sedimentação de nossa plataforma continental, etc.
|