Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF/MCT
Programas da II Escola do CBPF


Novas Tecnologias Educacionais para O Ensino da Física
Marcos da Fonseca Elia (CETIQT-SENAI-RJ) (Coordenador)
Ana Tereza Filipecki (CETIQT-SENAI-RJ)
Flavia Resende (NUTES-UFRJ)
João Carlos N. Alves (COPPE-UFRJ, ETFQ-RJ)
Ricardo Paschoal (CBPF, CETIQT-SENAI-RJ, Pedro II)
Sergio Bastos (COPPE-UFRJ, CETIQT-SENAI-RJ)
Susana de Souza Barros (I.Física-UFRJ)

Nível: Curso para Professores de Nível Médio

Metodologia

As referências bibliográficas e, eventualmente quando autorizado, os próprios textos bibliográficos do curso serão distribuídos com certa antecedência, via Internet. Todos os professores-alunos inscritos deverão assistir juntos (em um mesmo ambiente físico) a palestra inicial de 2 horas. As três oficinas serão oferecidas ao longo de 3 semanas em salas de aula separadas, cada uma com 2 professores-instrutores para um máximo de 20 professores-alunos. Ao longo desse período, elas serão dadas simultaneamente mas em regime circular, quer dizer: cada uma será repetida seqüencialmente três vezes de forma que, ao final, todos os professores-alunos terão participado de todas. Assim, cada professor-aluno terá um total de 20 horas-aulas (= 2h +3 x 6h ).

Ementa

 

1. Visão Geral (2 horas):
· O ensino de Física no Brasil: retrospectiva crítica
· Informática na Educação: aspectos psicopedagógicos, éticos e sociais
· O computador na escola: riscos, desafios e políticas públicas

2. Oficina I: "O computador em um ambiente de laboratório didático" (6 horas):
· Eletrônica básica do sistema computador-interface-sensores
· Relato de Experiências sobre o uso do computador em laboratório de Física
· Realização e discussão de experimentos usando interfaces A/D, D/D e sensores tendo como referência um modelo pedagógico

3. Oficina II: "Modelamento dinâmico de sistemas físicos via computador" (6 horas):
· Definição de termos [modelamento], [dinâmico], [sistemas ...]
· Relato de Experiências envolvendo diferentes software para modelamento de sistemas
· Modelamento de sistemas físicos usando o software Interactive Physics e MatLab

4. Oficina III: "Análise, uso e produção de vídeos educativos para o ensino de Física no 2o grau" (6 horas):
· Introdução: 'A educação num mundo de comunicação'
· Relatos das experiências dos participantes
· Mostra de alguns vídeos didáticos: análise das características; classificação, modos de utilização e avaliação da eficiência didática.
· A realidade atual e as possibilidades de desenvolvimento de vídeos didáticos pelos professores
· Uma proposta para produção de vídeos pelos alunos: repensando o laboratório didático