Observações: |
Há muito tempo que discussões sobre a inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, vem sendo realizadas em todo o mundo por especialistas em ensino, visto ser o seu entendimento, fator primordial para a formação de indivíduos que devem atuar em uma sociedade que convive em um meio repleto de ambigüidades ( benefícios x prejuízos), decorrentes dos avanços tecnológicos, provenientes das grandes descobertas científicas deste século."Pensar não se reduz em falar, classificar em categorias nem abstrair: Pensar é agir sobre o objeto e transformá-lo " - Jean Piaget.Como agir sem o conhecimento da realidade que nos cerca?O exercício da cidadania baseia-se no conhecimento das formas contemporâneas de linguagem e no domínio dos princípios científicos e tecnológicos que atuam na produção moderna.Nossas escolas devem estar preparadas para enfrentar estas questões, cada vez mais presentes em sala de aula. Os estudantes por um lado são atraídos e até mesmo "seduzidos" pela tecnologia. Os professores, de outro lado, encontram dificuldades para acompanhar este processo evolutivo ( ausência de textos, materiais paradidáticos, etc..). A pressão sobre nossos professores é cada vez mais intensa e atua de todos os lados. Os vestibulares introduzem questões que abordam conteúdos em Física Moderna; as novas Leis de Diretrizes e Bases impõe a sua Inserção no conteúdo a ser desenvolvimento no Ensino médio. Não podemos ignorar a necessidade de Ensinar uma Nova Física. No entanto, quer queiramos ou não o despreparo é uma verdade que sobressalta aos nosso olhos. Muitos livros didáticos utilizados no Ensino Médio tem exercido esforços consideráveis para inserir assuntos relativos à Física do século XX. Na maioria dos casos no entanto, estes temas são apresentados ao final do "último volume" do terceiro ano e como conseqüência, acabam por não serem abordados. Neste sentido preparamos este curso que pretende abordar profundamente estas questões apontando e sugerindo algumas soluções. Ensinar e aprender uma nova Física, este é o nosso objetivo. Por um lado permitir ao professor a inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, através de um processo experimental e de outro lado, utilizar Novas Teconologias e Medotologias de Ensino, garantindo uma constante atualização do nosso professor. Temos dois blocos
que serão oferecidos; cada um deles contendo 10 horas.
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Ementa: |
I . Física
Moderna no Ensino Médio: uma proposta para o estudo do fenômeno
da dualidade onda - partícula
MAIORES
INFORMAÇÕES SOBRE O TRABALHO QUE VEM SENDO REALIZADO PELO
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