LABORATÓRIO DE DIFRAÇÃO DE RAIO-X.
I.
RESPONSÁVEIS
II. LINHAS DE PESQUISA
As atividades do Laboratório de Difração de Raios-x dividem-se em dois segmentos:
1) Apoio aos grupos de pesquisa do CBPF e de outras instituições que dependem de técnicas de caracterização por raios-x para o desenvolvimento de suas pesquisas (abrangendo minérios diversos, polímeros, ligas metálicas, catalisadores, semicondutores, biomateriais etc.). Nos últimos dois anos os temas predominantes têm sido:
Polímeros (propriedades de cristalização, elasticidade, condutividade elétrica, comportamento em função da temperatura);
Supercondutores (high Tc e outros);
Biocerâmicos (principalmente a hidroxiapatita, natural e sintética, propriedades de interesse para a dosimetria, filtragem, enxertos ósseos etc.);
Filmes finos (principalmente nano -filmes produzidos pela técnica de sputtering, propriedades estruturais e magnéticas, multicamadas).
2) Pesquisas do próprio laboratório:
Tomografia de raios-x – montagem de aparato para tomografia incluindo detector sensível à posição, eliminando assim a série de movimentos de translação exigida nos tomógrafos convencionais;
Implementação de novas técnicas – introdução de modificações da óptica do feixe de raios-x e/ou dos sistemas de detecção e aquisição de dados, de modo a atender aplicações particulares da difração de raios-x (exemplo: câmera de Debye usando detector sensível a posição bidimensional);
Distorções de rede e tamanho de cristalitos;
Teste de novas técnicas de detecção (uso do gerador de raios X na caracterização do desempenho de detectores de particulas desenvolvidos no LSD).
III. SERVIÇOS
Os serviços disponibilizados pelo Laboratório de Difração de Raios-x incluem:
Difratometria de pó (realização de difratogramas de materiais preparados sob a forma de pó).
Difratometria de filmes finos (sobretudo filmes nano-estruturados depositados pela técnica de sputtering em substratos opticamente polidos).
IV - FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
A maioria dos trabalhos conduzidos no laboratório relaciona-se com temas de trabalhos de tese de doutoramento e mestrado. No CBPF em particular praticamente todas as teses em física da matéria condensada requerem o uso da difração de raios-x. Regularmente são incorporados ao pessoal do laboratório estudantes de doutoramento, de mestrado, ou pos-docs.
V - EQUIPAMENTO E BASE DE DADOS
Os equipamentos principais do Laboratório de Difração de Raios-x são:
Gerador de raios-x ( Seifert, modelo ID 3000);
Difratômetro de alta resolução (Zeiss HZG4).
Além destes contamos com uma série de instrumentos de bancada e acessórios típicos de laboratórios dedicados a cristalografia.
Dispomos também de uma licença para utilização da base de dados do International Center for Diffraction Data (ICCD), com informações detalhadas sobre todos os materiais orgânicos e inorgânicos, catalogados até o ano 2000. Esta base de dados é aberta para consultas por nossos usuários.
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |