Estrutura Eletrônica


  English

Atualizada em
28 mai 2001


O objetivo desta linha de pesquisa é investigar a estrutura eletrônica de moléculas e sólidos através de métodos teóricos baseados na Mecânica Quântica, com a finalidade de interpretar ou fazer predições sobre suas propriedades físicas e químicas, tais como: propriedades estruturais (distâncias interatômicas, ângulos, etc), energias e probabilidades de transições eletrônicas, energias de ionização, cargas, espectro de fotoelétrons, propriedades magnéticas (momentos magnéticos, constante de acoplamento magnético J), propriedades hiperfinas magnéticas (campos hiperfinos, tensor A de EPR), propriedades hiperfinas Mössbauer (deslocamentos isoméricos, gradientes de campo elétrico), etc


PESQUISADORES

Diana Guenzburger (pesquisador)
Joice Terra (pesquisador)
Javier Antonio Gómez Romero (estudante de doutorado)
Patrícia Granzotto Antunes (estudante de mestrado)
Donald E. Ellis (professor visitante da Northwestern University, U.S.A)
Zeng Zhi (pesquisador visitante do Instituto de Estado Sólido, Hefei, R. P. China)


MÉTODOS TEÓRICOS

Para os cálculos quânticos utilizamos o método Variacional Discreto (DVM) (D. E. Ellis e G. S. Painter, Phys. Rev. B 2 , 2887 (1970); D. E. Ellis e D. Guenzburger, Adv. Quant. Chem. 34, 51 (1999)), baseado na teoria do Funcional da Densidade (veja também o site http://dvworld.nwu.edu). O DVM é um método todo numérico, que serve tanto para calcular a estrutura eletrônica de moléculas como de sólidos. No caso de sólidos, o cristal é representado por um grupo de até 100-150 átomos (chamado aglomerado ou "cluster"), inserido no potencial de alguns milhares de átomos do exterior do sólido ("embedding"). Como não é necessário simetria de translação, podem ser tratados sistemas sólidos sem periodicidadel, como impurezas, amorfos, defeitos, vacâncias, etc.

Em sistemas que contem átomos mais pesados, os efeitos relativísticos se tornam importantes. Para isto, existe a versão relativística de quatro componentes do DVM, em que a equação de Dirac-Coulomb é resolvida dentro do esquema da teoria do Funcional da Densidade.

Para sistemas muito complexos, não é possível obter as propriedades estruturais dentro do âmbito da Mecânica Quântica. Para estes casos, existe a ferramenta da Dinâmica Molecular, em que as interações são tratadas classicamente. Acoplado ao DVM, este método permite obter distancias interatômicas e ângulos de equilíbrio (K. C. Mundin e D. E. Ellis, Braz. J. Phys. 29, 199 (1999)).


INTERESSES DE PESQUISA

Método de orbitais moleculares para moléculas e aglomerados. Hartree-Fock, aproximações semi-empíricas, teoria do Funcional da Densidade.
Espectroscopia ótica e fotoeletrons. Interpretação por métodos da mecânica quântica.
Interações hiperfinas Mössbauer em moléculas e sólidos, e sua relação com a estrutura eletrônica.
Complexos de metais de transição. Ligação química, espectros óticos, energias de ionização, interações hiperfinas Mössbauer.
Metais, ligas e pequenos aglomerados metálicos. Estrutura eletrônica, propriedades magnéticas, interações hiperfinas.
Estrutura eletrônica e propriedades relacionadas de cristais iônicos e semicondutores.
Cálculos de estrutura eletrônica de átomos, moléculas e aglomerados relativísticos.
Teoria de parâmetros EPR por métodos de orbitais moleculares: aplicação a complexos de elementos de transição..
Magnetismo localizado em metais, ligas diluídas e precipitados metálicos.
Estrutura eletrônica, propriedades hiperfinas e magnetismo de compostos supercondutores
Sistemas magnéticos nanoscópicos; moléculas nanoscópicas de metais de transição. Magnetismo e interações hiperfinas
Cálculos relativísticos de estrutura eletrônica: magnetismo em compostos de Terras Raras
Estrutura eletrônica de interfaces e monocamadas metal/metal, metal/semicondutor e semicondutor/semicondutor.
Estrutura eletrônica de grandes moléculas biológicas contendo elementos de transição: propriedades eletrônicas, magnéticas e hiperfinas
Estrutura eletrônica de silicatos e zeólitas
Estrutura eletrônica da hidroxiapatita, com e sem impurezas substitucionais.


LINHAS DE PESQUISA ATUAIS

A molécula biológica Myoglobina, presente nos músculos, está sendo estudada, com a finalidade principal de se obter informações sobre a interação com a molécula NO. Estão sendo calculados os parâmetros hiperfinos no N, para ajudar na interpretação de espectros EPR e ENDOR.

Extensos cálculos foram realizados para aglomerados representando 3, 4 e 5 monocamadas de Fe sobre Cu(001) fcc. Diversas configurações magnéticas foram consideradas. Foram obtidos campos hiperfinos, momentos magnéticos e gradientes de campo elétrico. No momento, estes cálculos estão sendo estendidos para monocamadas de Co sobre Cu(001).

Cálculos relativísticos estão sendo realizados para os compostos EuCo2P2 , EuRh2P2 e EuRh2As2 , os quais possuem estrutura em camadas. Está sendo investigado o efeito da pressão sobre o magnetismo e os deslocamentos isoméricos Mössbauer.

Zeolitas são silicatos do tipo "open-framework" compostas de tetraedros de SiO4 e AlO4, os quais estão conectados a outros cátions, o que garante a neutralidade elétrica da estrutura. A estrutura de canais resultante permite que esses materiais sejam "peneiras moleculares" eficientes. Além disso, tem-se demonstrado que as zeólitas agem como "trocadores de íons", adsorventes e catalizadores. Zeólitas têm sido aplicados a uma variedade enorme de campos, incluindo "bulk separation processes", refinamento de gasolina e na estocagem de produtos de lixo nuclear por longos períodos. Nesse projeto estamos estudando uma nova classe de zeolites: os alumínio-fosfatos. Estamos estudando as propriedades eletrônicas e difusividade de moléculas orgânicas como o metanol, usando um acoplamento entre a teoria do funcional da densidade, dinâmica molecular e método Monte Carlo.

Silicatos do tipo camada T-O-T (grupo mica) são materiais cerâmicos de grande interesse científico (estruturas tipo mica ricas em Fe são extremamente importantes na compreensão das propriedades magnéticas de minerais naturais), e tecnológico (por exemplo, a mica phlogopite foi usada como peneira molecular no aprisionamento do césio para descontaminar o gado no acidente nuclear de Chernobyl - Science 239(1988)1286)). Nosso interesse nas micas, particularmente na annite, está relacionado ao estudo das interações hiperfinas. Agora estamos estudando a ordem magnética nesse material, calculando a constante de Heisenberg de acoplamneto magnético: a mica é um laboratório natural no estudo de magnetismo bidimensional.

Materiais biocerâmicos em geral e hidroxiapatite (HAP) em particular têm importância na biologia e medicina (estrutura similar ao dos tecidos calcificados) e em outras áreas de aplicação tecnológica, tais como catálise e área ambiental. Embora intensivamente estudada por técnicas experimentais, existem poucos trabalhos sobre a estrutura eletrônica da HAP. A partir de 1998, o grupo de estrutura eletrônica do CBPF, iniciou estudos sobre a estrutura eletrônica e simulação atomística de hidroxiapatitas dopadas com metais (Fe, Co, Cu, Zn, Cd, Hg, e Pb) e íons carbonatados (CO2 e CO3). Esses trabalhos visam contribuir para o conhecimento das propriedades estruturais, mecânicas e químicas da HAP, além de dar informações complementares às obtidas pelas técnicas experimentais (EPR, ENDOR, Espectroscopia Mössbauer, e XANES entre outras).


PUBLICAÇÕES A PARTIR DE 1995

1. "Electric-field gradients and magnetic hyperfine parameters of square-pyramidal [M(CN)5]3- (M = Co, Rh and Ir) complexes".
S.R.Nogueira e D.Guenzburger.
Int. J. Quantum Chem. 54, 381-392 (1995).

2. "Theoretical study of the pyramidal geometry around the sulfur in the S-bound mode of coordination of thiophene to the [CP(CO)2Fe]+ fragment".
L.Rincón, J.Terra, D.Guenzburger e R.Sanchez-Delgado.
Organometallics 14, 1292-1296 (1995).

3. "Density Functional study of Fe bound to ammonia".
Joice Terra e Diana Guenzburger
Journal of Physical Chemistry 99, 4935-4940 (1995).

4. "Magnetic and hyperfine properties of fcc Fe".
Diana Guenzburger e D.E.Ellis.
Physical Review B 51, 12.519-12.522 (1995).

5. "Magnetic and electronic properties of g-Fe and g-Fe/Al particles in copper".
Diana Guenzburger e D.E.Ellis.
Physical Review B 52, 13 390-13 398 (1995)

6. "Relativistic effects on the electronic structure and bonding of [Ir(CN)5]3-".
S.R.Nogueira e D.Guenzburger.
Int. Journal of Quantum Chemistry 57 , 471-479 (1996)

7. "Electronic structure of Ni substituted Y(Ni1-xMx)2B2C superconductors".
Z.Zeng, D.E.Ellis, Diana Guenzburger e E.M.B.Saitovitch.
Physical Review B 53, 6613-6621 (1996)

8. "Density functional study of fcc iron and iron particles in copper"
Diana Guenzburger e D.E.Ellis
J. Applied Physics 8, 6429-6431 (1996)

9. "Spin density and magnetism of rare-earth nickel borocarbides: RENi2B2C"
Z.Zeng,D.E.Ellis, Diana Guenzburger e E.M.Baggio-Saitovitch,
Physical Review B 54, 13020-13029 (1996)

10. "Effect of magnetism on superconductivity in rare-earth compounds RENi2B2C"
Z.Zeng, Diana Guenzburger, D.E.Ellis e E.M.B.Saitovitch
Physica C 271 , 23-31 (1996).

11. "Hyperfine Interaction in Layered Silicates"
Joice Terra e D. E. Ellis
Hyperfine Interactions 2, 82-88 (1997).

12. "Electronic Structure, Chemical Bonding and Hyperfine Parameters in Layered Silicates"
Joice Terra e D. E. Ellis
Physical Review B 56, 1834-1847 (1997).

13. "Mössbauer Spectroscopy of 57Fe in the compounds RE(Ni0.99Fe0.01)2B2C(RE=Y, Gd, Tb, Dy, Ho, Er): Theory and experiment"
Z.Zeng, D.R.Sanchez, Diana Guenzburger, D.E.Ellis, E.M.Baggio-Saitovitch e H. Micklitz,
Physical Review B 55, 3087-3092 (1997)

14. "Electronic structure and hyperfine properties of molecules and solids by cluster methods"
Diana Guenzburger
Proceedings da conferência Internacional Cray-UNAM "Computational Chemistry", "Computational Chemistry and Chemical Engineering: Proceedings of the third Cray- UNAM supercomputing Conference", editores G.Cisneros, J.A.Cogordan, M.Castro e C.Wang, World Scientific, Singapore (1997), pag. 149-158.

15. "Magnetism, chemical bonding and hyperfine properties in the nanoscale antiferromagnet [Fe(OMe)2 (O2 CCH2Cl)]10 "
Z. Zeng, Y. Duan e Diana Guenzburger, Physical Review B 55, 12522-12528 (1997).

16. "Chemical bonding and Mössbauer hyperfine interactions"
Diana Guenzburger
Capítulo do livro em homenagem a Jacques Danon, editado por R. Scorzelli, I. Souza Azevedo e E. Baggio-Saitovitch, "Essays on Interdisciplinary Topics in Natural Sciences",
Editions Frontières, Paris (1997).

17. "Spin and magnetism of Rare Earth-Nickel borocarbides :RENi2B2C"
Z Zeng, Diana Guenzburger, D. E. Ellis e E. M. B. Saitovitch, Physica C 282-287, 1633-1634 (1997).

18. "First-principles calculations of Mössbauer hyperfine parameters for solids and large molecules",
Diana Guenzburger, D. E. Ellis e Z. Zeng,
Hyperfine Interactions 113, 25-36 (1998).

19. "Hyperfine Interactions of cis and trans Octahedral Fe2+ sites in the Layered Silicate Annite"
Joice Terra e D. E. Ellis
Journal of the American Ceramic Society 8, 465 - 468 (1998).

20. D. Guenzburger and Z. Zeng, "Electronic structure, magnetic and hyperfine properties in nanoscale transition-metal clusters",
Proceedings of the 9th International Conference on Modern Materials and Technologies,
Florence, Italy (1998).

21. "The Discrete Variational method in Density Functional theory and its applications to large molecules and solid-state systems"
D. E. Ellis e Diana Guenzburger
Advances in Quantum Chemistry 34, 51-141 (1999)

22. "Electronic structure, spin coupling and hyperfine properties of nanoscale molecular magnets",
Z. Zeng, Diana Guenzburger e D. E. Ellis,
Physical Review B 59, 6927-6937 (1999)

23. "Density Functional study of electronic, magnetic and hyperfine properties of [M(CN)5NO]2- (M=Fe, Ru) and reduction products"
J. A. Gómez e Diana Guenzburger
Chemical Physics 253, 73-89 (2000)

24. "First-principles calculations of magnetic and hyperfine properties of Fe/Cu(001) multilayers"
J. A. Gómez e Diana Guenzburger
aceito para publicação em J. Mag. Magn. Materials (Proceedings ICM2000)

25. "Fully relativistic calculations of the effect of pressure on the magnetism of EuCo2P2"
Diana Guenzburger, D. E. Ellis e J. A. Gómez
aceito para publicação em J. Mag. Magn. Materials (Proceedings ICM2000)

26. "Influence of conduction electrons on the magnetism of cobalt grains in a copper matrix studied by density-functional theory" ,
J. A. Gómez e Diana Guenzburger,
Physical Review B 63, 134404-1 - 134404-10 (2001)

27. " Configuration of CO2- radicals in g- irradiated A - type carbonated apatites: Theory and Experimental EPR and ENDOR studies"
Delson U. Schramm, Joice Terra, Alexandre M. Rossi, e D. E. Ellis
Physical Review B 63 , 024107-1 - 024107-14 (2001)

28. " Characterization of Electronic Structure and Bonding in Hydroxiapatite: Zn Substitution for Ca "
Joice Terra, Ming Jiang, e D. E. Ellis
Submetido para publicação.

29. "Electronic, magnetic and hyperfine properties of fcc Fe monolayers on Cu(001)",
J. A. Gómez e Diana Guenzburger
Submetido a publicação

30. "A relativistic one-electron approach to the effect of pressure on the magnetism of EuCo2P2"
Diana Guenzburger, D. E. Ellis e J. A. Gómez
Submetido a publicação.