Propriedades Magnéticas e Supercondutoras de Sistemas Intermetálicos e Modelagem de Ecossistemas



PARTICIPANTES

1. CBPF
    Affonso Augusto Guidão Gomes

2. Colaboradores de outras instituições:
   
UFRGS
    Delmar Brandão  - Professor
    Gilberto Fraga -  Professor
    Fábio Rocha ( Estudante de Doutoramento)
    UFSM
    Celso da Silva - Professor
    Mário Dornelles  (Estudante de Doutoramento)
    Eleonir Caligari ( Estudante de Mestrado)
    UENF 
    Helion Vargas - Professor
    Carlos Gatts - Professor
    Glauca Aragon - Professor
    Marcelo Shoey - Professor

LINHAS DE PESQUISA 

     As atividades de Pesquisa estão divididas em dois grupos:

1) Propriedades magnéticas e supercondutoras de sistemas intermetálicos

2) Modelagem de Ecossistemas

Breve resumo histórico

Nestas atividades estão envolvidos pesquisadores e alunos das seguintes instituições: UFRGS, UFSM (Temas de pesquisa I) e CBPF, UFSM, UENF (Temas de pesquisa II). Historicamente as atividades do grupo I foram as tradicionais no CBPF, UFSM e UFRGS, em particular, o estudo das propriedades magnéticas. A partir da instalação por A. A. Gomes na Academia Brasileira de Ciências do Projeto Biodiversidade e Ecologia, projeto este solicitado pelo então Ministro da Ciência e Tecnologia, Acadêmico J.I. Vargas, foram iniciados os trabalhos de modelagem mencionados no item II. As atividades na área do magnetismo, originárias de Orsay-França, passaram a se desenvolver a partir de 1989, sobretudo na UFRGS e UFSM.

1) Propriedades Magnéticas e Supercondutoras de Intermetálicos

No laboratório de resistividade e propriedades magnéticas da UFRGS, além dos trabalhos em estrutura eletrônica e magnetismo de compostos de Heusler , cuja estrutura eletrônica foi descrita pelo método LMTO de primeiros princípios, foi iniciada uma atividade de pesquisa experimental/teórica de borocarbetos supercondutores quaternários. Nesta última foram preparados e medidos compostos borocarbetos  de Y dopados com Mn. Contrariamente aos outros quaternários, nos borocarbetos  com Mn a impureza exibe momento magnético o que abre questões experimentais e teóricas de grande interesse, pois os electrons supercondutores são igualmente responsáveis pela formação do momento magnético das impurezas. Nestes casos, a teoria clássica de Abrikosov-Gorkov-de Gennes não pode ser diretamente aplicada. Foi efetuado igualmente ao caso Heusler, um cálculo LMTO, com esferas vazias, para a estrutura eletrônica do borocarbeto  de Y para em seguida, através da aproximação do potencial coerente (CPA), calcular o efeito da dopagem com os metais de transição 3d.

2) Modelagem de Ecossistemas

Motivados por trabalhos efetuados por grupos da Academia Sinica, iniciamos na UFSM trabalhos de modelagem de plantas, incluindo-se efeitos da dinâmica da água nas camadas do solo, incluindo-se os efeitos de troca iônica, e considerando-se a interação entre plantas vizinhas espacialmente, constituindo o que é conhecido em fitoquímica  como um microcosmos. Este trabalho apresentado em Conferência na ABC, e posteriormente publicado, deu início aos estudos realizados atualmente na UFSM, além do estudo de redes tróficas de três tipos de peixes, estudo este efetuado na UFRGS e publicado no Ecological Modelling. Nesta época, foi igualmente escrito e publicado um livro sobre modelagem de ecossistemas. O estudo de interação entre plantas através de hifas em microcosmos complexos foi efetuado na UFSM  e publicado no Ecological Modelling e atualmente continua em sistemas de três plantas com e sem acoplamento com o sistema hidráulico do solo. Mais recentemente ainda e conseqüência de curso ministrado para biólogos e especialistas em ecossistemas de lagos e manguezais da região de Campos, iniciamos algumas modelagens da Lagoa de Iquipari antes e após a abertura da barra. Uma conseqüência natural deste esforço de estudo de sistemas naturais consiste em medidas por efeito Mössbauer, efetuadas no CBPF, de sedimentos estudados na região do Manguezal de Gargau, estuário do Rio Paraíba do Sul, como primeira etapa de estudos futuros.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

1 - A study of a three species food chain. A.A G. Gomes and M. C. Varriale. Ecological Modelling, 110 (1998).

2 - Pseudo-quaternary boro carbides: a two sub-lattice model. Physica C, 304 (1998).

3 - Dynamics of  soil-plant interaction:a two plant model. A.A G. Gomes, M. Dornelles e C.M. da Silva. An. Acad.Bras. Ci. 77 (1999).

4 - Specific heat and eletronic structure of Heusler compounds Ni2 TAI  ( T = Ti, Zr, Hf, V, Nb, Ta). A.A G. Gomes, F. S. Da  Rocha, G.L.F. Fraga, D. E. Brandão and C.M. da Silva. Physica B, 269(1999).

5 - Heusler compounds: a brief review and some theoretical studies.  A.A G. Gomes, F.S. da Rocha et al . Ciência &Cultura (2000),

6 - A  simple model for the dynamics of photosynthesis. A.A G. Gomes, M. Shoey et al. Analytical Science 2000  (no prelo)

Livro
1 -   Modelagem de Ecossistemas: uma Introdução. A.A G. Gomes, Maria Cristina Varriale Publicação, através de parceria entre a Academia Brasileira de Ciências e a Editora da UFSM, do livro (UFRGS, depto de Matemática). Dezembro de 2000.

COOPERAÇÕES

1) Depto de Física da UFSM (Santa Maria-RS)
    Colaboração com o professor Celso da Silva

2) Depto de Física UFSM (Santa Maria-RS)
    Colaboração com Professor Sergio Magalhães.

3) Instituto de Física UFRGS (Porto Alegre-RS)
    Colaboração com Gilberto Fraga

4) Depto de Física UENF
    Colaboração com o grupo de Helion Vargas, em particular com Carlos Gatts  e com Marcelo Shoey.

  Colaboração com  o grupo  experimental de Glauca Torres Aragon

FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Doutorado
Fábio Rocha - UFRGS   ( em andamento)
Mário Dornelles - UFSM  (em andamento)

Mestrado
Mário Dornelles. Orientadores A.A. G.Gomes e Celso da Silva. Defendida na UFSM - 2000.
Eleonir Caligari - UFSM ( em andamento)